Escuteiros Região de Beja
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

+6
Panda Dorminhoco FP
dr3
Goiacla
Gaivota Persistente
Balú
Admin
10 participantes

Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Admin Dom Fev 17, 2008 9:49 am

Por onde andam e o que fazem os caminheiros da Região de Beja, quando para a actividade de Dia de S. Paulo, apenas se inscreveram 13 pessoas, 3 das quais eram caminheiros e os restantes pioneiros em ligação?

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2008

https://bejaescutismo.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Caminheiros da regiao de beja!

Mensagem  Balú Dom Fev 17, 2008 12:04 pm

onde estao? uhmm uma bela pergunta do qual ninguem sabe responder.. mas vos digo que se existem mostrem-se.. isto porque alem do são Paulo, onde como ja foi referido recebemos inscrições de 3 caminheiros investidos e s restantes pils.. é um pouco vergonhoso nao? será que ja não dão significado ao lenço rubro??!! O São Paulo não é o unico acampamento em que ficamos a saber que a regiao de beja nao tem caminheiros.. existiram outras actividades, destinadas mais a IV secção onde se viram muito poucos caminheiros da nossa regiao, onde estariam? nao sei..
Será que deixaram de ter importancias as actividades para voces? ou será que auterações em regulamentos vos mete medo?! Actividades que nao sejam para divertir mas para pensar, para refletir metem medo?! pois bem, entao sseremos escuteiros? ou vamos para actividade com intuito de nada aprender e apenas de "brincar", seremos nós escuteiros com medo? seremos nós capazes de transformar o mundo e ajudar o proximo? seremos capazes de servir caminheiros??
Podem estar para ai a pensar mas quem é esta?? pois bem eu respondo, sou dirigente da Isecção do 581.. e a convite de uma outra dirigente da regiao decidimos nao deixar os caminheiros sem S. Paulo e decidimos arriscar e fazer-vos uma actividade diferente de outras, mas será que nao acharam a actividade boa? estava estranha para voces? pois bem, parece que arriscamos de mais, de modo que vimos com quem podemos contar.. Será que na regiao nao existem mais do que 3 caminheiros investidos?? mas pronto a nossa boa vontade ficou para tras, sim porque de nada nos valeu esforçar para que mais uma actividade de caminheiros fosse resumida a nao actividade.. Quem nao se lembra, do nomada? do cladestino? actividades igualmente destinadas a caminheiros e abertas a mais regioes, onde, pelo que foi visto e eu estive em ambas as actividades, que caminheiros da regiao nao existem.. mas vimos montes de outras regioes aparecer.. Mas será somente culpa dos caminheiros???
Servir -> Sim voces querem mais de nós dirigentes, entao porque nao aparecem às actividades.. porque nao estao abertos a outras iniciativas.. Não quero ofender ninguem nem coisa parecida, so que quero ver a regiao movimentar-se, e nao venham culpar quem tenta, porque quem tenta é sinal que faz e quem nao tenta e critica, é sinal que faz melhor entao que mostre.
Balú
Balú

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/02/2008
Idade : 40
Localização : 581 - Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Gaivota Persistente Dom Fev 17, 2008 12:07 pm

"lenda" Sobre, FALTA DE TEMPO NOS CAMINHEIROS... ah, um bom tema de imaginário, não para uma actividade, porque se corria o risco de não aparecer quase ninguém, mas para uma reflexão antes de dar cor a um novo lenço... Falta de coragem para debater este assunto, porquê? É a realidade da nossa região, e não me venham com desculpas que é a realidade das outras regiões que essa não serve, é a nossa região que queremos manter... Tantas palavras soltas, tantos argumentos para a ausência... Sentimento é o que mais faz falta, paixão, sem procurar descanso e recompensa... SERVIR... enfim , cabe na consciência de cada UM...

Voa A Grande Altitude
Gaivota Persistênte
Gaivota Persistente
Gaivota Persistente

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/02/2008
Localização : 1119 - Cercal do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Goiacla Seg Fev 18, 2008 3:33 pm

Pessoal desculpem meter a colher mas o tema dos Caminheiros tem de ser tratado no clã...
Ser Caminheiro é uma questão de actitude de afirmação e não uma frase feita para definir algo que não se pode ver...
Goiacla
Goiacla
Goiacla

Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 54
Localização : Santo André - 581

http://cne581.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  dr3 Seg Fev 18, 2008 3:56 pm

sinceramente acho k o problema dos caminheiros vem do proprio agrupamento k ñ incentiva os proprios caminheiros a participar apenas nas actividades proprias da secção e ñ "andarem em comição de Serviço" como muitos lhe chamam...
acho k devem ser os proprios agrupamentos a motivar elementos pra aderirem ao movimento e principalmente á IVª secção visto k é a k esta mais "debilitada" no momento em termos de secção...

vamos lá chefes de agrupamento e de unidade... vamos fazer com k tenhamos na região uma secção forte e pronta a servir a comunidade nunca esquecendo k o dever do escuta começa em casa...

dr3

dr3

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Goiacla Seg Fev 18, 2008 5:14 pm

»»: ) - < Bem, quem lida ou lidou com caminheiros sabe ou deve saber que um caminheiro não o é só de palavras. E quando faz a promessa está pronto a pegar na sua própria canoa e remar.
Por muito que os ch de Agr ou Clã digam para eles remarem ou até darem o exemplo sentados tb na sua canoa, a decisão ou atitude final é sempre do caminheiro.
E isso não se pode alterar.
Vamos ver a participação dos caminheiros (de Beja) em actividades de agrupamento / regionais e nacionais, quantos são os que participam? Será que é o ch de Clã que não deixa, que não estimula ou do ch de agrupamento que acha que eles ainda são putos!
Não quero acreditar nisso pois a minha postura sempre foi de deixar ir, mochila ás costas, vara na mão e logo se vê. A responsabilidade de escolha deve ser deles.
É comum nos fóruns falar-se do problema dos caminheiros! Onde estão, o que fazem, etc. Pois eu já conheço esse problema desde os meus 17 anos e pouco mudou.
Os caminheiros são como as marés umas boas e outras más. Apenas isso, poucos são os que de facto merecem usar o lenço…e o bom dirigente tem de se aguentar com o barco … o melhor exemplo é o nº de dirigentes que temos que passaram por caminheiro.
Não desanimem e quando sentirem peixe na rede não os deixem fugir.
Goiacla »»: ) - <
Goiacla
Goiacla

Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 54
Localização : Santo André - 581

http://cne581.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Panda Dorminhoco FP Qua Fev 20, 2008 1:56 pm

Eu nem sei bem que diga. silent Desde que entrei na III que sempre vi os Caminheiros muito à quem. Vi como foi a participação no S.Paulo do ano passado (no qual estava como staff), e não foi muito animador ver um Clã desistir em peso. Eu sei que este topico ja foi muito badalado no forum da flor de lis, mas ficou na memoria de muita gente, pelo lado negativo Sad E quando este ano já estava na IV e como suposta participante no S.Paulo 2008 oiço que nao ia haver por falta de inscriçoes fiquei um bocado triste. Desde os pioneiros que me habituei a lutar por o que quero, e se se tratava de ir acampar ou de qualquer outra coisa relacionada com os Escuteiros, eu dava o meu máximo para o conseguir. Se fosse preciso estudar mais horas durante a semana para ficar livre ao fim de semana era isso que se fazia. Mas nao falo so de mim, como eu houve mais alguns elementos da minha equipa. Nao vou estar a culpar ninguem em especial, mas se por parte a culpa foi de caminheiros que nao quizeram participar, será que quem suspendeu a actividade esteve bem? Por uns pagam os outros, sempre ouvi dizer, mas nós que estavamos dispostos a participar, podiamos ter ido e ter espalhado e se calhar numa proxima ja havia mais inscriçoes (nao foram propriamente palavras minhas, mas de uma conversa em grupo). Agora vejo me na IV e se não fosse por parte das outras secçoes que felizmente existem no nosso agrupamento a minha, e provavelmente dos outros, vontade de trabalhar era muito pouca. Vivam os lobitos e exploradores e pioneiros que as vezes nos dão cabo da cabeça, mas ultimamente se nao fossem eles nao tinhamos a que nos apegar. Onde andam os caminheiros desta regiao? Essa pergunta já eu a ouvi muitas vezes, e fi-la umas outras tantas. Será sempre uma incognita. Eu e o resto das PIL's que estamos na IV, estamos com vontade de trabalhar, agora por favor não nos cortem as asas. Sei que é dificil para muitos e muitas caminheiras que andam na universidade longe do seu agrupamento, eu também ando. Não é por isso que não faço as coisas. Pode ser uma limitação, mas não é um impedimento total. Estou me a contradizer provavelmente. Gostava de estar mais vezes nas reunioes, mas infelizmente nao posso. Mas arranjam se alternativas. Arranjam se outras formas de reunir e de fazer as coisas, é preciso pensar e querer. Querer é poder, certo? Ainda mal ca cheguei e ja tenho uma paixao enorme pelo lenço vermelho, mesmo sem o ter pessoalmente, mas questiono me sempre um bocado. Sera que quero 'assemelhar me' aqueles que o usam como cabide de farda? Enfim, quando chegar a minha vez logo se verá. Ainda falta tempo e quando o receber será merecido, nem que o tenha de receber muito tempo depois de estar na IV.
Acho que me fico por aqui.
Uma canhota a todos

Panda Dorminhoco Farfalhudo e Paxorrento 1119 CA


Equipa Neil Armstrong
'Um pequeno passo para o Homem, um grande salto para a Humanidade'.
Panda Dorminhoco FP
Panda Dorminhoco FP

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/02/2008
Idade : 34
Localização : 1119 Cercal do Alentejo (VN Milfontes, Faro)

http://www.fotolog.net/passamontanhas

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Goiacla Qui Fev 21, 2008 2:18 am

Saudações Panda,
Acorda porque o tempo é curto para usares o lenço vermelho. Se olhares muito para traz, não vais ver o caminho que tens á frente.
E se realmente queres ser caminheira porque esperas? Pega na mochila e parte! Só ou acompanhada, mas vai.
Desistir é próprio dos fracos.
Goiacla
Arrow
Goiacla
Goiacla

Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 54
Localização : Santo André - 581

http://cne581.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  luis silva Seg Fev 25, 2008 7:58 am

4 Etapas na vida de um escuteiro
O caminheirismo é a mais séria e exigente de todas estas etapas, mas é também aquela em que temos espaço para passar para a realidade a grandeza das nossas fantasias, a ousadia das nossas aventuras e a força dos nossos empreendimentos. É nesta altura que tomamos à séria toda esta alegria de viver e nos preparamos para a levar ao resto do mundo.

Esta preparação é um caminho que agora começa e que assenta nos valores traduzidos pelas Bem-Aventuranças. A imagem que acompanha esta etapa é a do apóstolo peregrino - o caminheiro é aquele que faz caminho e o seu ideal é o Homem-Novo, a perfeição de Jesus Cristo.
Como diz o celio "Acorda porque o tempo é curto para usares o lenço vermelho. Se olhares muito para traz, não vais ver o caminho que tens á frente.
E se realmente queres ser caminheira porque esperas? Pega na mochila e parte! Só ou acompanhada, mas vai.
Desistir é próprio dos fracos.
luis silva
luis silva

Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 56
Localização : Santiago do Cacém

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  luis silva Seg Fev 25, 2008 10:44 am

Caminheiros juntem se no agrupamento virtual
luis silva
luis silva

Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 56
Localização : Santiago do Cacém

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Caminheiros

Mensagem  Rui Areias Ter Fev 26, 2008 5:09 am

Realmente só mesmo virtualmente
luis o ke anda aki a fazer?
ehehheheh
Mas eu continuo a confiar e a acreditar nos caminheiros, é uma especie dificil mas que com o tempo vao voltar, alem de que continuam a ter sempre presentes o espirito escutista, e lá por onde andam estou confiante que sejam um farol para as comunidades que integram. porque nem só de reunioes e actividades vive o escutismo.
Rui Areias
Rui Areias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/02/2008
Idade : 53
Localização : 722 Santiago do Cacem

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Castor O KÁKA Ter Fev 26, 2008 2:32 pm

Não poderia estar mais de acordo rui.
Castor O KÁKA
Castor O KÁKA

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/02/2008
Idade : 41
Localização : 1119 Cercal do Alentejo

http://www.fotolog.com/castormetalico

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  luis silva Ter Fev 26, 2008 2:53 pm

Castor KaKa Junta te ao Agrupamento Virtual....

Rui Deixa te disso.. estas armado lolololo
luis silva
luis silva

Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 56
Localização : Santiago do Cacém

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Borboleta Sáb Mar 22, 2008 7:49 pm

Olá Very Happy

Finalmente consigo registar-me aqui!

Bem, em primeiro lugar resolvi deixar aqui o meu primeiro post pois este é um assunto pelo qual me interesso particularmente.
Em segundo lugar, peço desculpa mas não li os posts na totalidade, foi uma "coisa" mais na diagonal.

Ora bem, os caminheiros na região de Beja, simplesmente não estão! É essa a mais pura verdade. E tudo começa no agrupamento e não! Não é por culpa do chefe de secção ou do chefe de agrupamento. É por nossa culpa!
A culpa é nossa porque custa muito ir à sede a um sábado à tarde (há pessoas que ainda não entenderam que se pode fazer reuniões de clã noutros lugares, a outras horas, de outras formas, mas isso é outro assunto), porque "não se está preparado para fazer um raid", porque o programa de uma actividade é uma "seca" (parece que os momentos de reflexão são uma verdadeira seca para alguns!), porque no fim-de-semana temos que ir namorar, porque no fim-de-semana temos que ir às compras, porque no fim-de-semana temos que ir jogar à bola com uns amigos, por tudo isto e por muito mais. É logo a partir daqui só há "pseudo-caminheiros".

Depois há aqueles caminheiros que sentem que algo está mal na região de Beja e resolvem começar a agir por conta própria.
Pedem que sejam criticados pelos projectos que têm em mente para se poder construir alguma coisa.
Ora pois bem, critiquei.
Mas não critiquei só por criticar, critiquei de uma forma construtiva e dei alternativas.
Resposta: "Isso dá muito trabalho, tens a fasquia demasiado alta para nós!".
Pois, um acampamento só por acampar não me parecia nada sensato Neutral
Então, foi mais fácil sentarmo-nos e esperar que alguém faça alguma coisa.
Eu também me sentei. Eu também inferiorizei o escutismo face a outras coisas da minha vida.

Esta é, decerto, a enésima vez que digo de novo sim! ao escutismo. Afinal, 14 anos de lenço ao pescoço não podem simplesmente acabar de um momento para o outro.
O chegar à sede e não encontrar nenhum elemento do clã presente já não me chateia, o telefonar a perguntar se pretendem ir à actividade X ou Y e receber uma resposta negativa, também já não me chateia. O "fazer coisas" sozinha, em nome do Clã, também já não me chateia.
Neste momento, sinto-me o Clã do 581 (embora saiba que é mentira, pois ainda há pessoas lá com vontade, mas que por motivos pessoais têm de por a sua vontade de lado..)!

Com ou sem clã, eu vou agir!

Pelo meu Clã sinto que não posso fazer muito mais.
Mas tenho vontade e sei que há por aí mais caminheiros com vontade.

Deixo o convite,
eu vou agir!
Se alguém o quiser fazer comigo, força.

Senão, não me importarei de agir sozinha.

E não, não estou a ser nem convencida nem egoísta, simplesmente não quero ficar a ver a vida a passar-me diante dos olhos!!

Canhota.
Borboleta
Borboleta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2008
Idade : 34
Localização : 581 St André

http://porque-reflecte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Goiacla Dom Mar 23, 2008 4:47 am

Saudações BIA gosto em ver-te por estes lados!
Em primeiro lugar não estás só no Clã 581, e quando quiseres apoio para uma caminhada sabes que tens um Ch., que te vai acompanhar e eu vou sublinhar em baixo.
Se de facto és daquelas que não gostam de acampar por acampar junta-te ao Pórtico Virtual temos lá trabalho de bastidor para um ano. O ordenado é baixo mas compensador.

http://agrupamentovirtual.blogspot.com/2008/02/agrupamento-virtual-de-beja-em-formao.html

Gostei da tua reflexão sobre este tema

Goiacla
Goiacla
Goiacla

Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 54
Localização : Santo André - 581

http://cne581.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Borboleta Seg Mar 24, 2008 3:58 pm

Eu sei Célio.
Eu sei que tanto tu como o Licinio me apoiam no que precisar, agradeço-vos isso Wink

Mas um Clã faz-se primeiro de caminheiros para caminheiros Smile

Uauuu essa do Hal 09 tá gira! Ainda nem tinha visto !!!
Borboleta
Borboleta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2008
Idade : 34
Localização : 581 St André

http://porque-reflecte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Goiacla Ter Mar 25, 2008 6:49 am

Pois é! e já estamos a trabalhar no assunto... Arrow Arrow Arrow
Goiacla
Goiacla

Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 54
Localização : Santo André - 581

http://cne581.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Borboleta Seg maio 19, 2008 2:04 pm

Pois é...

Isto de caminheiros tá fraco.
Desiludi-me mesmo neste dia do CNE.
Borboleta
Borboleta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2008
Idade : 34
Localização : 581 St André

http://porque-reflecte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Afinal há.

Mensagem  Borboleta Qua Out 21, 2009 5:43 am

É isso mesmo, afinal há caminheiros que até têm vontade mas que, com o passar do tempo foram acostumando-se a irem para as actividades para serem "do staff" e, cabe-nos a nós, também caminheiros, inverter essa situação.
Basta dar-lhes a conhecer que o primeiro passo não é assim tão difícil e que afinal não custa participar nas actividades... Neste Jota-Joti isso foi conseguido, uma vez que apenas 1 caminheiro dos que estavam presentes não fez as actividades, mas por sua escolha.
Saúdo e aplaudo o 670 por isso: por nos darem a oportunidade de escolher Smile
Durante as actividades formámos uma equipa e acho que conseguimos dar a conhecer um pouco do caminheirismo para aqueles que não o conheciam da mesma forma que os outros, deixámos a semente dentro de cada um de nós para sermos capazes de partir ao desconhecido, seja na Região seja fora dela.
E mais feliz fico por saber que tudo isto foi mérito nosso, para nós, apenas com a ajuda do agrupamento 670 por nos deixar participar enquanto equipa de caminheiros.

Fica a proposta ou a pergunta ao responsável pela IV Regional mas, principalmente aos caminheiros:

- Já que estamos tão desfalcados de caminheiros a nível local, porque não a criação de um Clã Regional?


" Por mais que custe, nunca hesitarei dizer: Sou priveligiada, sou caminheira."
Borboleta
Borboleta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2008
Idade : 34
Localização : 581 St André

http://porque-reflecte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caminheiros na Região de Beja, onde estão? Empty Re: Caminheiros na Região de Beja, onde estão?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos