Escuteiros Região de Beja
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junta Regional - Votações e Listas

+6
Pedro Guerreiro
caoengenhoso
SOMOSALGUNS
Ricardo Maio
Porco Marroquino
Gansa
10 participantes

Ir para baixo

Junta Regional - Votações e Listas Empty Junta Regional - Votações e Listas

Mensagem  Gansa Ter Dez 28, 2010 8:19 am

Saudações a todos os irmãos escutas
Caros Irmãos, alguém pode explicar o que se passa com as Listas ou Lista à Junta Regional de Beja?
Mas.... isto é o quê??
Gansa
Gansa

Ir para o topo Ir para baixo

Junta Regional - Votações e Listas Empty Re: Junta Regional - Votações e Listas

Mensagem  Porco Marroquino Ter Dez 28, 2010 8:31 am

Olha tas tu e tu eu.....
Não entendo o que se passa, e quem tinha o dever de explicar ainda não o explicou.
Espero que estas confusões sejam momentâneas e que tudo se resolva o mais depressa possível.

Porco Marroquino

Mensagem  Gansa Ter Dez 28, 2010 8:33 am

E já agora, para quando um Conselho Regional para explicar esta questão??
Vamo-nos ficar com os mails, e o diz que diz???
Gansa
Gansa

Junta Regional - Votações e Listas Empty Listas

Mensagem  Ricardo Maio Ter Dez 28, 2010 11:17 am

O que se passa aqui, é que andam a manipular a outra lista, mas não sei porquê. Porque do conhecimento que tenho sobre a outra lista excluida, é que está tudo normal como comanda o regulamento eleitoral. A comissão emitiu um oficio a informar que existe uma anomalia na candidatura e referem o artigo, mas a CE não informou ainda a fraudulencia sobre esse artigo. Resumindo, existe um erro na candidatura mas não dizem o qual. No entanto já passou o prazo para resolver esse erro e continuam sem dizer qual é. No entanto a coordenação regional tem ignorado toda esta polémica e já deu conhecimento da outra lista ao Bispo de Beja para análize. Na minha opinião, não se devia apresentar listas nenhumas ao bispo até se resolver este problema, mas no entanto a lista que vai a votos é a lista onde constam elementos da junta regional anterior, mas ai não apareceram nenhuns problemas. Eu não sou contra a outra lista, mas sim contra este problema todo, senão tinha eu me candidatado á junta.
O que eu acho piada a isto tudo, e para quem esteve nos dois ultimos concelhos regionais, é que até á data não existiam lista para a junta e andaram com tantas palhaçadas em fazer propaganda para os dirigentes fazerem uma lista, dado que não fazia sentido haver agrupamento sem junta regional, até o chefe nacional esteve presente a fazer essa propaganda. No meio disto tudo, lá se levantou um dirigente que nunca o tinha visto e disse, " já que não há ninguém, eu candidato-me á junta regional" e as coisas ficaram por ai. A CE renovou-se, a mesa do concelho renovou-se e um candidato á junta apareceu. Agora tantas palhaçadas que fizeram nos Concelhos Regionais e alguns membros da junta anteiror já tinham afirmado que não se iam candidatar a uma nova junta. Mas como já é do vosso conhecimento, membros esse que fazem parte da nova lista. Parece que já estava em mente uma nova lista, mas andaram a fazer os outros de parvos. Eu posso dizer e afirmar, que muitos desses dirigentes que fazem parte da lista "aprovada" me afirmaram que não iriam se meter noutra junta.
Acho que se deveria convocar um concelho regional extraordinário para de uma vez por todas, a coordenação regional explicar o que se passa. Porque sei também que o coordenador regional e o assistente regional não quizeram saber disto e passaram esta pasta à presidente da mesa do concelho.
Resumindo isto tudo, até uma certa data estava tudo bem com a lista excluida, horas depois já existia um problema, mas não dizem qual o problema da lista. Também desconheço se existe algum problema com a lista admitida, ou será que existe anomalia e ninguém sabe ????? não interessa saber, porque os principais desta lista já estiveram na junta anterior. Isto faz-me lembrar a ditadura que existe em outros paises, mesmo que percam as eleições, arranjam sempre maneira para ficar no poder.

Ricardo Maio

Junta Regional - Votações e Listas Empty Listas

Mensagem  Ricardo Maio Ter Dez 28, 2010 11:35 am

Eu até acho bem que existam várias listas para se candidatarem á junta regional, agora eu sou contra estas manipulações que não deveriam existir. Somos todos voluntários ao cne e estamos por gosto, mas não deveriam aparecer casos destes. E vai-se chegar á conclusão que a lista excluida vai continuar excluida e a outra segue em frente sem problemas nenhuns. Vai a votos e ganha por ser a lista única e o problema fica resolvido. Eu sei muito bem como são estas coisas de junta regional, porque já passei por isto, e no entanto já passaram dois anos e ainda o antigo chefe regional, Rui Palma, não me exclareceu. Por isso o resultado disto tudo, vai ficar na mesma. Estão quatro anos na junta, e depois saiem de medalhas ao peito pelo belissimo trabalho que fizeram e os outros fazem figuras de parvo. Para quem viu o filme " A Lista de Schindler " podemos comparar a junta ao filme, é a mesma coisa. Haviam os cabecilhas que mandavam e desmandavam nisto tudo e quem não estava de acordo era fuzilado. Aqui na junta é a mesma coisa, a decisão já está tomada e mesmo que reclamem, a coisa vai dar ao mesmo. Só que aqui os dirigentes do cne não são fuzilados. E nunca iremos ter uma resposta por parte da Coordenação Regional sobre este conflito todo das listas candidatas à junta regional. Porque se abrirem a boca no proximo concelho regional, nada disto vai ser revelado.

Ricardo Maio

Junta Regional - Votações e Listas Empty Petição

Mensagem  Ricardo Maio Ter Dez 28, 2010 11:57 am

Não sei como funciona, mas acho que se deveria divulgar pelos agrupamentos e fazer uma petição para se recolher assinaturas suficientes para fazer um Concelho Regional extraordinário

Ricardo Maio

Junta Regional - Votações e Listas Empty Listas da Junta Regional

Mensagem  SOMOSALGUNS Ter Dez 28, 2010 3:25 pm

Caros escutas

Para tentar perceber, afinal quantas listas existem ou existiam????????????????????

Alguem me pode esclarecer???

SOMOSALGUNS

Mensagem  Gansa Ter Dez 28, 2010 3:29 pm

Ola Irmãos Escutas
no conselho regional de Outubro, se bem se recordam, não havia ninguém e apareceu um voluntario que se ofereceu.
Ora esse voluntario fez lista e apareceu outra lista. A competição é saudável.
Só que a lista do voluntario foi excluída (ainda não sabemos porquê) e a outra que só apareceu depois é que foi aprovada.
Acho que foi assim....
Estou em dúvidas...
Gansa
Gansa

Mensagem  SOMOSALGUNS Ter Dez 28, 2010 3:37 pm

Exactamente, no conselho regional apareceu um candidato, estava presente, ninguem me contou pois vi e ouvi!
Agora, pelo que me deparo, o candidato "voluntário" foi excluído e é formada uma outra lista? que é aprovada? sem mais nem menos? e a outra excluída sem qualquer explicação? é isto que estou a entender????

SOMOSALGUNS

Mensagem  Gansa Ter Dez 28, 2010 3:44 pm

Exactamente!
Foi isso que aconteceu.... e não sabemos o motivo porque foi excluída!
Era bom que alguém nos exolicasse.
Já agora, não acham que deveria de haver um Conselho Regional Extraordinário para se tentar saber o que houve???
Uma vez alguém perguntou-me "Posso eliminar um voluntário?" na altura disse que não pois não fazia sentido.... mas parece que sim....
Gansa
Gansa

Junta Regional - Votações e Listas Empty Tristeza...

Mensagem  caoengenhoso Ter Dez 28, 2010 3:51 pm

Eu gostava de exprimir aqui a minha profunda tristeza para com o rumo que este processo eleitoral está a tomar. Em vez de termos aproveitado este período para discutir ideias e ter se aproveitado a oportunidade única de ter duas listas para se fazer uma competição dentro do espírito escutista, em que todos lucraríamos com isso. Vimos a assistir a uma tentativa de uma das equipas de não levar a outra equipa a jogo. Isto parece aquela patrulha dos mais velhos que fura os pneus do carro do pai que ia levar a patrulhas dos mais novos só para ficar com o titulo de patrulha dourada.
Irrita-me mais ainda esta situação porque sei que os que vão participar na organização das actividades regionais, os que vão dar o litro pela região acabam por ser os mesmos ganhe quem ganhar, isto é, somos nós todos. Somos tão poucos que se queremos ter alguma actividade regional vamos ter que colaborar na sua organização, seja em Pias ou na Zambujeira do Mar.
Agora entrando objectivamente no assunto, não me parece que o processo eleitoral possa continuar, já foram violados tantos artigos do processo eleitoral, que mesmo que se aceitassem todas as listas que aparecessem isto poderia ter alguma validade. Hoje mesmo acaba de ser violado mais um artigo do processo eleitoral. E basta perceber o tempo que falta, a escolha dos locais das mesas de voto, o facto da eleição coincidir com uma actividade de âmbito regional para se perceber o pouco escutista que isto está a ser.
Depois relembro que há sempre os órgãos a cima para fazer apelo. E uma coisa que muitas pessoas se esquece é que o incumprimento do regulamento do CNE é sempre passível de apelo para os tribunais civis. E e que isso tem consequências legais, que nos podem prejudicar individualmente. Por isso pedia aos responsáveis, pela comissão eleitoral, pela coordenação, pela mesa dos conselhos membros das várias listas e restantes responsáveis que tivessem à altura dos cargos que desempenham. Pois o despoletar de uma faisca pode levar um dirigente mais inconformado a meter todos os órgãos da nossa região num imbróglio legal que nos vai arrastar a todos e parar a região.
Gostaria ainda de acrescentar que na qualidade de dirigente que foi convidado para as duas listas, e que sem conhecer os objectivos de cada uma, optou por apoiar aquela que teria menores probabilidades de poder ir a eleições, pois achava e continuo a achar que este processo eleitoral podia ter sido uma oportunidade de aprendermos pelas melhores razões. Gostaria, dizia eu, que da parte da lista que foi admitida houvesse a humildade de retirar a candidatura para que se fizesse um novo processo eleitoral, agora segundo o regulamento. Até porque não me parece que se consiga fazer alguma coisa próxima do escutismo com esta maculo no curriculum.
Terminava dizendo que tem a minha assinatura quem quiser convocar um conselho regional extraordinário, e mesmo sabendo que este só se poderá realizar depois das eleições, será um momento importante para o cabal esclarecimento dos factos. Caso a lista admitida não queira desistir e o processo eleitoral prossiga com as irregularidades já detectadas também subscreverei o pedido de esclarecimento e de impugnação ao CFJN.
Despeço-me esperando que tenha colocado água na fervura e não lenha na fogueira. E que as pessoas implicadas no caso não deixem que qualquer macula de suspeita paire sobre a sua honra.

Fortes Canhotas,

João Rodrigues Dias

caoengenhoso

Mensagem  SOMOSALGUNS Ter Dez 28, 2010 3:59 pm

Sim. Concordo plenamente que deveria haver um conselho regional extraordinário para podermos ser esclarecidos acerca desta situação que, afinal de contas, a todos nós diz respeito.

Esse alguém que te perguntou "Posso eliminar um voluntário?" pertence ao CNE Voluntarista ou Voluntário? É que entre ambos existem grandes diferenças.

Hoje em dia, parece que o CNE serve de casa a pessoas que procuram um lugar ao sol, que procuram recompensas, quando na nossa oração se diz, que devemos ser generosos e dar-nos sem esperar qualquer recompensa.... E estamos a falar nós de Dirigentes (Pessoas Adultas) do CNE que procuram ensinar crianças e jovens a seguirem o trilho certo e pelo que vejo, pela lista apresentada, existem muitos anos de distância a trabalho com as respectivas secções e com a adaptação aos tempos modernos.

Existe curiosidade para saber qual o motivo de dizerem NÃO a voluntários do CNE?!

SOMOSALGUNS

Mensagem  SOMOSALGUNS Ter Dez 28, 2010 4:06 pm

João Dias

Segundo o que todos nós sabemos, as votações, ou eleição, não pode, nem deverá, coincidir com actividades regionais. É contra o regulamento.
Faz confusão a muitas cabeças como é que esta lista aparece tão competente e não são capazes de fundamentar o porquê de uma exclusão de candidatura a junta regional que a meu ver, foi a única que teve coragem de ir para a linha da frente!

SOMOSALGUNS

Junta Regional - Votações e Listas Empty Serei o tal voluntário....

Mensagem  Pedro Guerreiro Ter Dez 28, 2010 4:32 pm

Estimados Chefes e Caminheiros,

Algumas respostas ás vossas questões/duvidas podem encontrar consultando o blogue: http://ousarnovosrumos-listaa.blogspot.com/
Compreendo perfeitamente a vossa insatisfação de como este processo eleitoral está a decorrer e pela falta de esclarecimentos de quem de direito. Estava longe de pensar que quando me disponibilizei para apresentar uma lista candidata à Junta Regional de Beja, no Conselho Regional, o caminho que se apresentaria iria ter tantos escolhos para ultrapassar! pensava sim, que seria uma mais valia para a região independentemente do número de listas candidatas que viessem a aparecer posteriormente.
A decisão do futuro da Região cabe aos conselheiros e a todos cabe o dever de aceitar e colaborar com quem mereceu a confiança de liderar a Região.
Não vou estar aqui a argumentar seja o que for, mas podem ter a certeza que quando chegar a altura indicada para o fazer, farei! até porque, assumi um compromisso com todos vós e irei honrá-lo até ser possível.
No entanto, quero acreditar que tudo se vai resolver, e que, a Região de Beja irá certamente Ousar Novos Rumos num futuro muito proximo!
Ao vosso dispor para qualquer esclarecimento,

Sempre Alerta para Servir

Pedro Guerreiro

Pedro Guerreiro

Junta Regional - Votações e Listas Empty Regulamento Eleitoral CNE

Mensagem  Ricardo Maio Qua Dez 29, 2010 5:33 am

Como podem ver o artigo 20.º do RE

Artigo 20º
Aceitação de Candidaturas
1. A apresentação de listas candidatas para os órgãos do nível
nacional decorre entre o primeiro e o quadragésimo quinto
dia da abertura do processo eleitoral.
2. A apresentação de listas candidatas para os órgãos do nível
regional, de núcleo e para Chefe de Agrupamento decorre
entre o primeiro e o trigésimo dia da abertura do processo
eleitoral.
3. A Comissão Eleitoral respectiva dispõe de 8 dias, após a
recepção da candidatura, para análise e verificação da sua
regularidade, quanto aos requisitos e procedimentos.
4. Detectada qualquer irregularidade, a Comissão Eleitoral
respectiva notifica a lista candidata para as suprir no prazo
de 8 dias a partir da data da notificação.
5. As listas candidatas que não cumpram o estipulado no
número 4 deste artigo são excluídas do processo eleitoral.

E agora pergunto, quem está a violar este artigo??

- Será a comissão eleitoral?
- Será o coordenador regional?
- Será o assistente regional?
- Será a presidente da mesa dos conselhos?

Destes quatro, alguém está a manipular isto. Não vejo mais ninguém dentro do orgão regional que possa interferir no processo eleitoral. É simples a interpretação deste artigo, para quem não percebe nada. Se existe um erro, a comissão tem que dizer qual é para que o interessado possa o resolver no prazo de 8 dias. Mas pelo que consta, esse erro ainda não foi desvendado. E porquê? qual é o erro encontrado? não se sabe... Será essa resposta que estes quatro mensionados terão de responder.

Ricardo Maio

Mensagem  Gansa Qua Dez 29, 2010 6:21 am

E Pica, conheces o artigo que fala em se pedir um Conselho Regional Extraordinário?? É possível não é? O que é necessário?
Gansa
Gansa

Mensagem  Porco Marroquino Qua Dez 29, 2010 7:48 am

SOMOSALGUNS escreveu:João Dias

Segundo o que todos nós sabemos, as votações, ou eleição, não pode, nem deverá, coincidir com actividades regionais. É contra o regulamento.
Faz confusão a muitas cabeças como é que esta lista aparece tão competente e não são capazes de fundamentar o porquê de uma exclusão de candidatura a junta regional que a meu ver, foi a única que teve coragem de ir para a linha da frente!

Quero recordar todos os dirigentes / caminheiros, que a actividade a ser realizada em moura, não é regional.
O Indígena 2011 será uma actividade de agrupamento, mas que será aberta a toda a região e a agrupamentos de outras regiões.
Assim sendo não sei se nesse aspecto estarão a violar o regulamento.
Aproveito para lembrar que as inscrições para a actividade estão abertas até dia 7 de Janeiro

Quanto a tudo o que tem sido dito.....
Se precisarem de mais uma assinatura para o tal conselho regional extraordinário, podem contar com a minha.
Acho que já é hora de nos ser explicado de uma vez por todas o que se passa.
So assim acaba o diz que disse e começa o que realmente interessa ou seja:
O debate de ideias que irão contribuir para o crescimento da nossa região.
Eu gostava de ouvir os órgãos responsáveis, e não apenas a lista que se considera lesada

Porco Marroquino

Junta Regional - Votações e Listas Empty Comissão Eleitoral Regional vs Regulamento Eleitoral

Mensagem  Pedro Guerreiro Qua Dez 29, 2010 2:10 pm

Artigo 6º
Competências das Comissões Eleitorais
b) proceder a ampla divulgação de todo o processo eleitoral;
e) comunicar à competente autoridade eclesiástica a composição das listas com o processo regularizado no caso das eleições para os órgãos de nível nacional, regional e de núcleo;

Artigo 19º
Entrega e Recepção de Candidaturas
2. A entrega das listas candidatas para as eleições dos órgãos de nível nacional, regional e de núcleo é feita ao Presidente da Comissão Eleitoral respectiva.

Artigo 20º
Aceitação de Candidaturas
3. A Comissão Eleitoral respectiva dispõe de 8 dias, após a recepção da candidatura, para análise e verificação da sua regularidade, quanto aos requisitos e procedimentos.
4. Detectada qualquer irregularidade, a Comissão Eleitoral respectiva notifica a lista candidata para as suprir no prazo de 8 dias a partir da data da notificação.

Artigo 26º
Espaços para acções de divulgação

É permitido a todas as listas candidatas o livre contacto e acesso às sedes das estruturas do nível respectivo e dos níveis inferiores para apresentação de candidatura, divulgação, sessões de esclarecimento e actividades escutistas associadas à sua divulgação.

Artigo 35º
Impugnação

2. Podem ser interpostos recursos à Comissão Eleitoral do respectivo nível no prazo de 2 dias após o encerramento do acto eleitoral, com a apresentação concretizada dos respectivos fundamentos, os quais são analisados na reunião da Comissão Eleitoral.
4. Da decisão da Comissão Eleitoral do respectivo nível cabe recurso sucessivamente aos Conselhos Fiscal e Jurisdicional Regional e Nacional.
5. A impugnação suspende a homologação dos resultados finais, até decisão do órgão competente.

Pedro Guerreiro

Junta Regional - Votações e Listas Empty artigo 42 do regulamento geral

Mensagem  caoengenhoso Qui Dez 30, 2010 9:20 am

Sim é possível convocar um conselho regional extraordinário, artigo 42º do regulamento geral do cne. Basta que a mesa dos conselhos o convoque, a junta regional, o conselho fiscal, ou 1/5 dos conselheiros que deve andar à volta de 30-40 membros no nosso caso.
Não tenho 100% de certeza no que vou dizer, mas suponho que no caso dos órgãos que não temos, JR e CFJR, os seus substitutos mantenham os mesmos poderes de convocar o conselho regional, a saber coordenação regional e CFJN.
Depois o conselho regional é convocado com uma antecedência mínima de 45 dias e as propostas a conselho são entregues até 30 dias antes do dia do conselho e têm de ser divulgadas 20 dias antes deste.
Agora é preciso ter presente que formamos jovens e jovens-adultos para serem parte activa na sociedade, não podemos ser nós, dirigentes a dar o mau exemplo de não cumprir os regulamentos e deixar questões penduradas. Por isso acredito que se realize um conselho regional logo a seguir às eleições. Se é que este não está já marcado no plano anual de actividades.
Depois relembrava que o conselho é o órgão soberano na região e que apesar de o regulamento lhe conferir limitações na demissão dos outros órgãos regionais, maioria de 3/4 em conselho. Este pode anular ou impugnar um processo eleitoral.
Agora, continuo com a esperança que dada a confusão instalada a própria lista admitida a eleições mostre que está acima de qualquer suspeita e retire a candidatura. Podendo o conselho fazer a eleição dos órgãos regionais directamente com a apresentação das mesmas listas, ou fazendo uma lista conjunta das duas candidaturas. E para os que pensam que isso não é regulamentar, vejam os exemplos recentes de algumas regiões, nomeadamente Coimbra.

Peço desculpa por ter me alongado na resposta. Mas nestes problemas há inúmeros caminhos que levam a uma solução boa, mas todos eles dependem da vontade dos intervenientes. E essa vontade ou existe ou não existe.

caoengenhoso

Mensagem  djince Qui Dez 30, 2010 4:32 pm

Apenas tenho a lamentar a situaçao que se está a passar nesta região... Nunca pensei de assistir a isto na minha casa onde tenho a todos por meus amigos com mais ou menos discussões, mas a todos tenho por amigos. Apesar de nao concordar em alguns aspectos com o Pedro, acho q deve ter uma oportunidade pois ele chegou-se á frente quando mais ninguem o quis fazer, e isso eu tenho de valorizar. Apesar de eu saber q esta regiao é, do mais comodo q pode haver, ele vai perceber o pq do meu ponto de vista, a inércia desta regiao.
Esta altura será a mais importante em toda a historia da animaçao desta regiao, seria agora q os dirigentes e caminheiros desta regiao deveriam levantar se e exigir respostas, de ambas as partes. pois tudo isto se tornou publico e acessível a toda gente (internet...)!
Devo lamentar q tenham marcado as eleicoes para a mesma altura q um agrup, filho desta regiao, organiza uma grande actividade para a III secçao, quando nao existe as regionais. Eu estou mais interessado q os meus miudos participem numa grande actividade e, em ajudar esse agrup naquilo q for preciso, do q com quem fica com o puleiro.
Para ti Pedro, infelizmente vais perceber agora o q eu dizia em relaçao a esta regiao. Ninguem se quer dar ao trabalho e ninguem se vai levantar para trazer a um todo a voz da razao, e lembrar aos adultos a lei q ensinam aos pequenos. pois essa prevalece sobre tudo o resto, ou deveria...

Mas eu assino em baixo por um conselho regional extraordinario pois eu tb quero respostas e pergunto quem mais se vai levantar!!!!!!!????????( pois axo q os dirigentes e caminheiros desta regiao vao deixar isto em aguas de bacalhau.)

Licinio Jose Santos Cruz - animaçao da III secçao agrup 581Vila Nova de Santo Andre

P.S.-desculpem o meu pobre portugues... e tenho dito.
djince
djince

Junta Regional - Votações e Listas Empty Para todos reflectirmos...

Mensagem  Ovelha Paciente Qui Dez 30, 2010 6:24 pm

É com muita tristeza que vejo o decorrer deste processo eleitoral, o que me leva a perguntar onde está o espírito escutista?! Porque este tipo de atitude não reflecte de modo algum o espírito escutista...

Também sou da opinião que se devem pedir esclarecimentos num próximo Conselho Regional, é o minimo que pode ser feito...

Fica aqui um excerto do texto apresentado na "Flor de Lis" deste mês, escrito pelo Pe. Rui Silva - Assistente Nacional do Cne. E aproveitem para reflectir um pouco sobre o que se passa na nossa região...

"(...) Não compreendo porque ouvimos dizer frequentemente que não há candidatos para os diferentes órgãos da Associação. Não compreendo as elevadíssimas taxas de abstenção que temos na maior parte dos processos eleitorais eleitorais. Não entendo a dificuldade em formar equipas de adultos para empreender determinados projectos. Sobretudo, não compreendo, e recuso-me a aceitar, o clima crispado com que muitos assuntos são abordados nos Conselhos Regionais e no Conselho Nacional. Não aceito que a mentira, a maledicência, a difamação e a desonestidade se tornem a forma escolhida para manifestar divergências de opinião. Onde está nisso o amor? «Vede como eles se amam»... ou «vede como eles se amam em alguns momentos?»..."

Canhotas,
Ovelha Paciente

Ovelha Paciente

Mensagem  Goiacla Dom Jan 02, 2011 2:40 pm

1º - A Honra do Escuta inspira confiança

2º - O Escuta é Leal

3º - O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção

4º - O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas

5º - O Escuta é delicado e respeitador

6º - O Escuta protege as plantas e os animais

7º - O Escuta é obediente

8º - O Escuta tem sempre boa disposição de espírito

9º - O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio

10º - O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções

Princípios do CNE

1º - O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.

2º - O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.

3º - O dever do Escuta começa em casa.

Promessa

Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:

- cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;

- auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;

- obedecer à Lei do Escuta;

só para dirigentes: desempenhar o melhor que puder as obrigações da missão que me é confiada

ESTE é o Meu REGULAMENTO!!!

GOIACLA
Goiacla
Goiacla

http://cne581.blogspot.com/

Mensagem  Goiacla Dom Jan 02, 2011 2:42 pm

Há!!!
Existe ainda a 11ª Lei: O escuta não é PARVO!!!
Goiacla
Goiacla

Mensagem  Goiacla Dom Jan 02, 2011 2:59 pm

Mais uma nota:

Enquanto a poeira paira no ar, vamos olhar para dentro! Seguir o nosso instinto! Ouvir os nossos escuteiros....trabalhar o método! É fácil....Sigam o progresso dos vossos escuteiros...
Difícil é quando olhamos para dentro e só nos vemos a nós!
Os agrupamentos devem continuar o seu caminho, passo a passo.
Se todos os agrupamentos caminharem no mesmo no mesmo sentido, facilmente chegamos à região. Vamos construir de baixo para cima.
A Junta Regional é importante mas precisa de nós todos.
Um bom ano a todos e muitas noites de campo,
Goiacla
Goiacla
Goiacla

Junta Regional - Votações e Listas Empty Triste

Mensagem  Castor O KÁKA Ter Jan 04, 2011 6:02 am

Há já muito que não escrevia aqui mas regularmente visito o forum, desta vez tenho mesmo de dizer algo pois infelizmente tudo isto me está a deixar muito triste.

não vou dar opinião, nem tampouco irei atacar ou defender quem quer que seja pois uma coisas os 13 anos de escutismo já me ensinaram (é que realmente as vozes que falam no nível mais baixo de pouco valem no nível imediatamente a seguir e infelizmente nos restantes níveis de nada valem mesmo), infelizmente no CNE já passou também a ser assim tal como em qualquer outra associação.
Já lá vão os tempos em que o Escutismo era o ESCUTISMO, agora o Escutismo não passa disso mesmo -UMA QUALQUER ASSOCIAÇÃO-
Sinto-me triste em dizê-lo mas é o que tenho andado a sentir com tudo isto que se tem vindo a passar.
É muito triste quando no meio de actividades noutras regiões nos deparamos com "gente de fora" a perguntar o que se passa na nossa casa afinal e nós nem sabemos o que responder.

Peço apenas uma coisa, não a este ou aquele escuteiro, dirigente ou caminheiro, peço apenas que quem de direito e poderes resolva toda esta situação para que se possa voltar a RESPIRAR E TRANSPIRAR ESCUTISMO NESTA REGIÃO.

Tenho-o dito.

Telmo Miguel, Agr. 1119 Cercal do Alentejo
Castor Metálico
Castor O KÁKA
Castor O KÁKA

http://www.fotolog.com/castormetalico

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo